especialidades

Dentística

Nos últimos anos, o desejo de ter uma aparência saudável, jovem e bonita, tornou-se cada vez  mais um aspecto importante do nosso tratamento. A especialidade de Dentística Restauradora, também conhecida como Odontologia Estética é usada para clarear, aumentar, diminuir, corrigir de pequenas a grandes imperfeições, além de disfarçar tudo que pode prejudicar a beleza e harmonia de um sorriso.

Lentes de Contato

São lâminas de porcelana, mais finas que facetas, que não necessitam de desgaste dental, sendo indicada para pequenas alterações de formato e coloração dos dentes.

tratamentos_lente_de_contato_01
tratamentos_lente_de_contato_02

CLAREAMENTO DENTAL

Como funciona o clareamento dental?

O Clareamento Dental é obtido por meio de um gel que libera oxigênio. Este, por sua vez penetra na intimidade do esmalte e dentina, quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, liberando, assim, as manchas. A eficiência do resultado e manutenção do branqueamento dependem das condições individuais e de seguir as recomendações.

Como posso clarear meus dentes?
Existem algumas maneiras de se clarear os dentes com o gel clareador. No consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso profissional exclusivo. Em casa (doméstico), o paciente, sob orientação do profissional, aplica o gel em uma moldeira de silicone, que fará a partir dos seus dentes.

Meus dentes podem ser clareados?
Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros e sem muitas restaurações. Realizaremos uma boa avaliação de sua condição dental.

O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Talvez seja necessário trocar as restaurações existentes, pois as restaurações não sofrem ação dos clareadores e parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

Cuidados que devem ser tomados.
Antes do clareamento, é preciso fazer um preparo prévio, como: profilaxias, para a limpeza das superfícies dentais e da saúde gengival e restauração de qualquer cárie ou dente que não estiver satisfatório.
Durante o clareamento, é necessário evitar a ingestão de alimentos que possuam elevada quantidade de corantes em sua composição, como café, chás escuros, refrigerantes, alimentos ácidos como frutas cítricas para que não prejudiquem a ação do gel clareador e não causem sensibilidade dentária. Quem fuma, deverá reduzir a quantidade, pois quanto mais se fuma, mais rápido o dente volta a escurecer.
Depois de obtida a tonalidade desejada, o paciente deverá manter visitas regulares ao dentista para manter os dentes resistentes por meio da aplicação de flúor e de outros agentes dessensibilizantes.

A IMPORTÂNCIA DA PROFILAXIA NA BUSCA DE UM SORRISO PERFEITO

Pelo menos uma vez a cada seis meses é recomendável fazer uma limpeza geral dos dentes. Mais que ter um sorriso bonito, ter uma boca saudável é essencial.
Para quem não sabe, a profilaxia (como é chamada a limpeza) remove placa e tártaro que podem causar gengivite, cáries, mau hálito e outros problemas. Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras diferentes: com o jato de bicarbonato ou a raspagem dos dentes com curetas. Ambos devem ser seguidos por um polimento com pasta profilática, específica para o procedimento. “O procedimento é simples, relativamente rápido e sem dor. Só em casos muito específicos precisamos usar a anestesia, estes quando o paciente tem uma sensibilidade muito severa, ou se o tártaro está mais sub gengival”.
“Removendo periodicamente a placa, você não deixa que os ácidos provenientes das bactérias desmineralizem seu dente, causando assim, cárie, mau hálito, entre outros problemas agravantes”, explica o dentista.
Após fazer a limpeza no consultório, uma escovação adequada e a utilização do fio dental, em casa, prolongam os resultados.